D. Mariana Urbana de Senna Freitas
N. São João Baptista (hoje Vila de Nova Sintra), na Ilha Brava, Cabo Verde a 3/6/1828, filha de João Jacinto de Freitas e de D. Libânia de Senna Freitas
B. Ilha Brava, Cabo Verde a 21/9/1828, sendo padrinho Manuel António Martins, Coronel de Milícias da Ilha da Boavista, Prefeito de Cabo Verde e primeiro Governador Geral de Cabo Verde e Guiné, representado por procuração por Francisco José de Senna[1], avô materno de D. Mariana; e madrinha D. Mariana Urbana Wadenkork e Mello, representada por procuração por D. Mariana d'Áustria de Senna (certamente da família, talvez mulher de Francisco José de Senna e portanto avó materna de D. Mariana)
F. antes de 1865
Casou na Ilha do Príncipe (?) antes de 1847 com D. Francisco de Assis Velarde y Romero (Belard) (1823-1892), filho de D. Francisco Servando Velarde y Barcia (1766-?) (v. neste site A Ascendência de D. Francisco de Assis Velarde y Romero) e de sua mulher D. Margarita Romero, de quem teve vários filhos, sobrevivendo com descendência apenas dois:
- D. Margarida de Assis de Freitas Belard (1847?-1924)
- Francisco de Assis Belard Júnior (Paquito Belard) (1850-1892)
[1] Francisco José de Senna, avô materno de D. Mariana de Senna Freitas, era natural da Ilha Brava e descendente de José Pedro de Senna, que foi para Cabo Verde cerca de 1757 como administrador da Companhia do Grão Pará e Maranhão e que foi depois capitão-mor da Ilha Brava.
Era igualmente avô de Cristiano José de Senna Barcelos, historiador de Cabo Verde, portanto primo-irmão de D. Mariana de Senna Freitas.